Blog

Proteja seu jardim no verão

O verão é época de aumento de umidade, chuvas intensas e altas temperaturas. Todos estes fatores estimulam o crescimento das plantas. Às vezes, crescem tão rápido que aumentam consideravelmente de tamanho e volume, de uma semana para outra.

Neste período, apesar das chuvas, não devemos esquecer de regar o jardim, principalmente es se logo depois das chuvas vierem fortes dias de sol, pois, a água logo se evaporará e a falta de rega pode prejudicar muito o crescimento das plantas, tornando as folhas ressecadas e com aparência amarronzada.

Se não for possível fazer as regas constantemente, adote por um sistema de irrigação automática. Existe atualmente tecnologia de irrigação que detecta dias chuvosos e diminuem as regas nestes períodos.

Em razão do rápido crescimento, pode ser necessário intensificar as podas.

A grama pode precisar de dois cortes mensais, tomando cuidado para não cortar demais e comprometer o desenvolvimento. Nunca corte tão rente que a planta fique com aparência amarronzada. Não se esqueça de cortar o gramado utilizando lâmina bem afiada. Isso evita que as folhas sejam mastigadas. Aproveite também para retirar as ervas daninhas de seu gramado, impedindo o rápido crescimento

Para os arbustos, atente para não podar botões das flores que nascem nesta época. É melhor podar somente o que for mesmo necessário.

Adube com mais frequência no verão, pois a água da chuva leva os nutrientes da terra. É uma boa oportunidade para usar adubo químico NPK, pois a chuva ajudará sua penetração e impedirá que as plantas queimem com o adubo químico. Recomenda-se misturar a adubação química com a orgânica, mantendo assim melhor o equilíbrio da terra.


Proteja as plantas mais sensíveis com estacas para que elas não tombem com as fortes chuvas.

Calor e umidade são uma combinação ideal para pragas e doenças. Logo que detectá-las, remova as folhas e galhos infestados e pulverize com defensivo natural, como fumo de rolo, por exemplo. Se a infestação da planta for grande, separe-a das outras até que se recupere, isso impedirá que se estenda por todo o seu jardim.

O verão exije mais cuidados, mas é também a época que você e sua família poderão usufruir de toda a beleza de seu jardim. Época de férias escolares, bom pra brincar com as crianças, jogar bola no gramado, usufruir da piscina e até um pic-nic com a família.

Fonte: http://www.momentum.com.br/como-construir/dicas-de-paisagismo/proteja-seu-jardim-no-verao.fss

Leave a Reply




 
  • Parceiros

    H2O
  •  

    Rain Bird
  •  

    Nieuwkoop
  • Endereço

    Av. Rio Branco, 1005 Centro - 36035-000
    Juiz de Fora - MG

    Contato

    (32) 3215-7351

    Jardins com Arte
  • Mande-nos um email

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem