Blog

Perfume no jardim

Respirar o ar puro de um jardim é bastante agradável, melhor ainda é sentir o aroma das flores.

Grande variedade de flores perfumadas tem seu aroma exalado durante o dia, como é o caso da manacá, jasmin, gardênia, da madressilva e da magnólia. Algumas árvores e folhagens produzem flores de um aroma forte e agradável, que pode ser sentido durante a noite, exemplos desse tipo são a dama da noite, a flor da dracena e o jasmin manga.

Devemos ter o cuidado de não misturar muitos aromas, pois o que deveria ser agradável pode resultar em um perfume muito forte, provocando enjoos e até alergias. É importante elaborar um projeto que misture espécies que floresçam em épocas diferentes no jardim, assim haverá sempre flores e aromas suaves.

É possível sentir o aroma de algumas espécies quando esbarraramos em suas folhas. O vento é um grande aliado para trazer o perfume das flores, algumas de odor mais intenso, basta que a flor seja aberta para sabermos que ali existe aquele tipo de espécie. Outro ponto muito importante sobre as plantas aromáticas é que elas também são ótimas para repelir as pragas.

Conheça algumas espécies para escolher a que mais lhe agrada:

Arbustivas e trepadeiras

- O manacá: Com flores brancas, lilases e roxas, é um lindo arbusto ornamental e seu perfume suave pode ser sentido a distância.
- O jasmim: Em trepadeiras ou arbustos existem vários tipos dessa espécie. Algumas não produzem perfumes, por isso é importante pedir pela espécie com perfume no momento da compra.
- A gardênia: De lindas flores possui um odor muito intenso, seu arbusto atinge uma ótima altura e copa.
- A famosa dama da noite: De perfume intenso, só conseguimos sentir ao anoitecer.
- A flor da dracena: Seu aroma também pode ser sentido ao anoitecer.
- A madressilva: De aroma suave, é uma bela trepadeira ornamental, mesmo quando está sem flores.

Árvores

- Jasmin manga: Quando floresce, possui o aroma semelhante ao jasmim arbustivo, por isso este nome, além do cheiro parecer com jasmin, suas folhas parecem com a da mangueira.
- O eucalipto, com suas folhas deliciosamente perfumadas.
- A magnólia, com suas belíssimas flores.

Já nas ervas e herbáceas de menor porte, encontramos:

-Arruda de odor forte, Alecrim, Manjeiricão, Hortelã, Lavanda (muito ornamental e perfumada), Alissum, Calêndula, Orégano e Macela. Diferente da maioria, essas espécies não exalam perfumes de suas flores, mas quando tocamos suas folhas.

Algumas destas espécies vão unir a beleza da planta e o perfume, outras o aroma e também servirão como temperos, além de serem ornamentais, fazendo uma bela composição com outras espécies que não tenham perfume.

Fonte: http://www.momentum.com.br/empreendimentos/riviera-de-santa-cristina-ii/dicas-de-paisagismo/perfume-no-jardim.fss

Leave a Reply




 
  • Parceiros

    H2O
  •  

    Rain Bird
  •  

    Nieuwkoop
  • Endereço

    Av. Rio Branco, 1005 Centro - 36035-000
    Juiz de Fora - MG

    Contato

    (32) 3215-7351

    Jardins com Arte
  • Mande-nos um email

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem