Blog

Bonsai – Dicas e Cuidados para Beleza e Charme das Plantas

Árvore em Bandeja. Esse é o significado dos conhecidos bonsais árvores pequenas de origem chinesa que são plantadas em vasos rasos.

O cultivo desses arbustos, nos últimos 20 anos, tem atraído admiradores de todos os lugares do mundo. E não é de se admirar, já que, além de serem muito belas, essas pequenas árvores são fáceis de cultivar.

Para plantar uma muda que futuramente se tornará um verdadeiro bonsai, a primeira coisa que deve ser feita é fixar um arame no buraco de drenagem do vaso, o qual deve ter cerca de 2/3 do tamanho da base da planta. Em seguida acrescentam-se algumas britas ao vaso. Para que apresentem o tamanho pretendido, na maior parte das vezes as plantas devem ter 2/3 do comprimento de suas raízes cortadas. Depois disso, basta acomodar a planta e completar o vaso com terra.

Um dos cuidados com bonsais mais importantes para deixá-los bonitos e saudáveis é a rega, que deve ser feita até duas vezes ao dia nas épocas mais quentes. Já nos dias normais, regar de dois em dois dias é o suficiente. O ideal é que o substrato do bonsai esteja sempre úmido, mas nunca encharcado.

A luminosidade é outro ponto muito importante para o cultivo dessas plantas. Contudo cada espécie apresenta uma necessidade diferente de iluminação. Por isso, o ideal é que, antes de comprar a árvore, especialistas da área sejam procurados. Caso já tenha o bonsai, duas dicas são essenciais para saber se a quantidade de luz está adequada: caso as folhas estejam bastante escuras, pode ser um sinal de que estão precisando de mais iluminação. Se estiverem amareladas, pode ser que estejam recebendo luz em excesso.

Outra dica que não pode ser deixada de lado é o adubo para bonsais, cuidado imprescindível para que as plantas cresçam e se desenvolvam bem.

É importante salientar também que o bonsai deve ser trocado de vaso sempre que for necessário, ou seja, quando as raízes estiverem ocupando todo o vaso, para que o crescimento da planta não seja prejudicado. Isso ocorre geralmente a cada dois anos.

Por último, é necessário estar preparado caso surjam pragas, sendo o pulgão a mais comum. Para eliminá-lo, misture um pouco de água e detergente e borrife sobre o lugar infectado. Para diminuir as possibilidades de ter seu bonsai atingido por essas pestes, capriche no adubo e, durante as regas, molhe apenas a terra.

Conheça os tipos de bonsais mais conhecidos e a principal característica de cada um:

Fukinagashi, que significa “Varrido pelo vento”: árvore que tem o tronco e galhos inclinados.

Kengai: apresenta o estilo cascata.

Han-kengai: planta de estilo semi-cascata.

Shakan: tipo de Bonsai que apresenta estilo inclinado, ligeiramente ondulado.

Moyogi: planta de estilo formal e ereto.

Chokan: planta que apresenta estilo informal e ereto.

Fonte: http://www.flores-online.com/bonsai/bonsai-dicas-e-cuidados-para-beleza-e-charme-das-plantas/

Leave a Reply




 
  • Parceiros

    H2O
  •  

    Rain Bird
  •  

    Nieuwkoop
  • Endereço

    Av. Rio Branco, 1005 Centro - 36035-000
    Juiz de Fora - MG

    Contato

    (32) 3215-7351

    Jardins com Arte
  • Mande-nos um email

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem