Blog

Jardins de Inverno

Qualquer espaço interno no qual possa ser plantado ou pelo menos colocados vasos e floreiras com arbustos, flores, arvoretas  e mesmo uma horta é chamado de jardim de inverno. Originalmente concebidos com o prático intuito de nutrir a família com legumes e verduras plantados no interior das casas durante os rigorosos invernos do hemisfério norte, hoje os jardins internos podem até evocar suas origens quando semeiam-se ervas e verduras mas são basicamente ornamentais.

O projeto de um jardim de inverno começa com a escolha do espaço. O local precisa receber iluminação natural por meio de claraboias, telhas transparentes, janelas amplas ou mesmo ser um pedaço do quintal ou varanda incorporado a um cômodo da casa. Construído ou adaptado o espaço, é hora de dar ao jardim de inverno seu aspecto individual com o auxílio de uma decoração específica.

O uso de terra vegetal, pedriscos, objetos de madeira e detalhes que mostrarão a cara do jardim, como pequenas ferramentas de jardinagem e regadores  - há jardins de inverno com redes e cadeiras de descanso – são apenas alguns exemplos que podem provocar uma ambientação rústica e aconchegante, perfeita para o contato com a natureza e para contemplação.

As plantas escolhidas para compor o jardim de inverno precisam obedecer a intensidade luminosa do local, mas como um jardim de inverno localiza-se no interior da residência o ambiente tenderá a receber luz indireta na maior parte do dia. Herbáceas que desenvolvem-se bem à meia-sombra são as opções mais adequadas, como bromélias e antúrios. Samambaias também formam imponentes conjuntos sombreados. Vasos com espadas-de-são-jorge e flores que se adaptam bem à luz indireta, como prímula, amor-perfeito, calêndula e lírio-da-paz serão as responsáveis pelas paletas coloridas. Use sabiamente os pedriscos para determinar pequenas trilhas ou delimitações.

O jardim de inverno deve ser belo, evidentemente, mas precisa antes de mais nada ser de fácil manutenção. O sistema de drenagem da água das regas precisa funcionar com eficácia para que não haja infiltrações e encharcamentos. Quanto às plantas, procure sempre espécies com crescimento lento e vigoroso, que aceitem o manuseio necessário – podas, regas, transplantes – para que manter o espaço verde faça parte da lista de prazeres do jardim de inverno.

Não se esqueça de homenagear os criadores do jardim de inverno cultivando temperos e mantendo uma horta de pequeno porte. O prazer de colher sua própria mistura de ervas finas, como manjericão, hortelã, salsa e cebolinha será sentido nos pratos feitos e na satifação de quem prová-los.

Fonte: http://jardinagemepaisagismo.com/jardim-de-inverno-2.html

Leave a Reply




 
  • Parceiros

    H2O
  •  

    Rain Bird
  •  

    Nieuwkoop
  • Endereço

    Av. Rio Branco, 1005 Centro - 36035-000
    Juiz de Fora - MG

    Contato

    (32) 3215-7351

    Jardins com Arte
  • Mande-nos um email

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem