Blog

Estruturas Arquitetônicas no Jardim

Elementos arquitetônicos como aberturas, passagens, vidros, varandas, gazebos, pergolados, trazem a vegetação para o diálogo fundindo os espaços internos e externos. O verde, em suas infinitas tonalidades, somado aos múltiplos coloridos de flores e frutas, pode ser usado em conjunto com os materiais de construção, em harmonia e solidariedade. É o que se procura no projeto de jardim. O limite que separa a arquitetura e o paisagismo deve desaparecer favorecendo o conjunto final.

Estruturas como caramanchões, pergolados e quiosques são ótimas alternativas para tornar o ambiente mais acolhedor e funcional. Mas, qual você sabe qual seria a diferença entre elas?

Caramanchões são estruturas essencialmente ornamentais, pois recebem uma trepadeira como cobertura. Quando não se usam plantas, a estrutura é chamada pergolado e seu diferencial é o desenho da cobertura, geralmente ripado. Quiosque já tem um conceito diferente: aberto dos lados, conta com uma cobertura de sapê ou outros tipos de fibras que barrem a chuva. Já os gazebos são estruturas fechadas: na idade média, os pontos de observação no alto das fortalezas eram conhecidos como Gazebos. Incorporados aos jardins ingleses no século 19 como elemento decorativo, tornaram-se também típicos locais de encontro, principalmente de casais apaixonados. Os gazebos permanecem nos jardins até hoje, porém mais modernos e com novos usos. À madeira das primeiras construções acrescentaram-se novos materiais como vidro, ferro e cerâmica. Passaram a integrar também os jardins orientais e tropicais.

Leave a Reply




 
  • Parceiros

    H2O
  •  

    Rain Bird
  •  

    Nieuwkoop
  • Endereço

    Av. Rio Branco, 1005 Centro - 36035-000
    Juiz de Fora - MG

    Contato

    (32) 3215-7351

    Jardins com Arte
  • Mande-nos um email

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem