As pessoas que moram em apartamento sentem dificuldades para cultivar plantas, afinal, o espaço é pequeno e nem sempre possui condições favoráveis. No entanto, a partir de uma proposta criativa e bem elaborada, existe a possibilidade de levar o paisagismo para dentro do imóvel.
O projeto paisagístico vai considerar as necessidades do espaço e as espécies que se adaptam ao estilo de vida dos moradores. Por exemplo, no caso de uma família que não tem tempo para se dedicar aos cuidados de flores mais delicadas, é preferível optar por arbustos ou folhagens mais resistente.
A manutenção de determinadas plantas costuma ser trabalhosa, exigindo tempo e paciência. Quem deseja um paisagismo charmoso e bonito deve conhecer as necessidades de cada vegetal, se preocupando com adubo, regas e iluminação.
Algumas espécies são mais recomendadas para ter em apartamento, tais como Chifre-de-veado, Comigo-ninguém-pode, Palmeira fênix, planta-jade, cactos, espada-de-São-Jorge e bonsai. Na hora de fazer a escolha, lembre-se de que as plantas sem flores são mais fáceis de cuidar.
Dentro do apartamento tudo precisa ser planejado para não sufocar as áreas ou interferir na circulação dos moradores. Desta forma, o paisagismo vai atuar como um complemento da decoração convencional, ocupando um espaço que esteja vago para simbolizar a presença da natureza.