Respirar o ar puro de um jardim é bastante agradável, melhor ainda é sentir o aroma das flores.
Grande variedade de flores perfumadas tem seu aroma exalado durante o dia, como é o caso da manacá, jasmin, gardênia, da madressilva e da magnólia. Algumas árvores e folhagens produzem flores de um aroma forte e agradável, que pode ser sentido durante a noite, exemplos desse tipo são a dama da noite, a flor da dracena e o jasmin manga.
Devemos ter o cuidado de não misturar muitos aromas, pois o que deveria ser agradável pode resultar em um perfume muito forte, provocando enjoos e até alergias. É importante elaborar um projeto que misture espécies que floresçam em épocas diferentes no jardim, assim haverá sempre flores e aromas suaves.
É possível sentir o aroma de algumas espécies quando esbarraramos em suas folhas. O vento é um grande aliado para trazer o perfume das flores, algumas de odor mais intenso, basta que a flor seja aberta para sabermos que ali existe aquele tipo de espécie. Outro ponto muito importante sobre as plantas aromáticas é que elas também são ótimas para repelir as pragas.
Conheça algumas espécies para escolher a que mais lhe agrada:
Arbustivas e trepadeiras
- O manacá: Com flores brancas, lilases e roxas, é um lindo arbusto ornamental e seu perfume suave pode ser sentido a distância.
- O jasmim: Em trepadeiras ou arbustos existem vários tipos dessa espécie. Algumas não produzem perfumes, por isso é importante pedir pela espécie com perfume no momento da compra.
- A gardênia: De lindas flores possui um odor muito intenso, seu arbusto atinge uma ótima altura e copa.
- A famosa dama da noite: De perfume intenso, só conseguimos sentir ao anoitecer.
- A flor da dracena: Seu aroma também pode ser sentido ao anoitecer.
- A madressilva: De aroma suave, é uma bela trepadeira ornamental, mesmo quando está sem flores.
Árvores
- Jasmin manga: Quando floresce, possui o aroma semelhante ao jasmim arbustivo, por isso este nome, além do cheiro parecer com jasmin, suas folhas parecem com a da mangueira.
- O eucalipto, com suas folhas deliciosamente perfumadas.
- A magnólia, com suas belíssimas flores.
Já nas ervas e herbáceas de menor porte, encontramos:
-Arruda de odor forte, Alecrim, Manjeiricão, Hortelã, Lavanda (muito ornamental e perfumada), Alissum, Calêndula, Orégano e Macela. Diferente da maioria, essas espécies não exalam perfumes de suas flores, mas quando tocamos suas folhas.
Algumas destas espécies vão unir a beleza da planta e o perfume, outras o aroma e também servirão como temperos, além de serem ornamentais, fazendo uma bela composição com outras espécies que não tenham perfume.